Hoje em dia é cada vez mais comum ter um site, seja para vender, publicar em um blog ou postar notícias, o serviço que armazena todas as informações de um site e os disponibiliza na internet se chama hospedagem. Para quem busca oferecer um serviço de qualidade, ou seja, um site completo visando uma boa experiência do seu visitante, é preciso de uma ótima hospedagem para não ficar vulnerável e sofrer diversos riscos.
Esse post tem o objetivo de mostrar as diferenças entre cloud gerenciado e serviço compartilhado. E mostrar como seu site pode ser hospedado de forma segura, continue lendo e anote todas as dicas!
Como o nome mesmo diz, hospedagem compartilhada é a hospedagem junto com outros tantos sites, o servidor que armazena seu site vai armazenar outros sites também. É indicada para sites pequenos e médios, com tráfego baixo a moderado. Seu custo é reduzido e o servidor fácil de usar. Porém, a hospedagem compartilhada possui todos os seus recursos divididos entre os outros usuários do servidor, como foi dito antes, se seu site não é grande e não recebe um trafego muito grande, não terá problema, mas se seu site já recebe um numero maior de visitantes, a hospedagem compartilhada pode ser um problema.
Se seu site precisa lidar com tráfegos maiores ou quer migrar sua infraestrutura para tecnologia nuvem, o serviço de cloud gerenciado é mais indicado. Oferecendo mais conveniência, você pode configurar o servidor, o sistema operacional e suas aplicações. As vantagens são, barateamento dos custos com TI, capacidade de processos, mais controle de custos e controle dos recursos. Mas o serviço de cloud gerenciado também tem pontos negativos, como o suporte técnico, que é quase sempre necessário, por mais que as empresas estejam melhorando muito nesse aspecto, inda existe uma complexidade e nem sempre ela é atendida na hora, dificultando o funcionamento do site. Outro ponto negativo é a indisponibilidade de acesso aos dados do site, caso os dados estejam na nuvem e a conexão com a internet não for boa, os funcionários que usam o site não poderão acessa-lo.
Principais diferenças entre serviço compartilhado e cloud gerenciado
A primeira coisa a se pensar é a necessidade do seu site, como já foi visto, se ele terá muitos acessos é recomendado o cloud gerenciado, se não é um site grande e nem tem muitos acessos o serviço compartilhado dará conta. No serviço compartilhado, tem um atendimento mais generalista, uma mesma empresa cuidando de muitas hospedagem, no cloud gerenciado a hospedagem é mais personalizada. Cada hospedagem dependerá da sua demanda, isso será fator decisivo ao contratar o serviço, mas é muito importante saber algumas características, como: Tamanho da aplicação, tipo do banco de dados, quantidade de contas de emails, sistema operacional do servidor e o SLA do serviço. Mas essa escolha não precisa ser eterna, é possível começar com um serviço compartilhado no inicio, e mudar para o cloud gerenciado, com um aumento dos acessos no seu site.
Concluindo, não existe uma resposta exata para a sua escolha, basta você analisar bem as suas necessidades e escolher o serviço que mais se encaixa nas suas necessidades. Se você ainda tem duvidas quanto a escolha do serviço para seu site, escreva nos comentários e iremos te ajudar!