O SEO é muito importante para quem busca uma melhor colocação no Google, isso todos nós sabemos. Mas como entender esse processo de classificação do Google? Como posso melhor meu site e me tornar uma das primeiras opções de busca?
São perguntas comuns para o mesmo problema, ter mais acesso ao site. Vou explicar nesse artigo como usar o SEO da forma correta para obter os resultados esperados. Não perca uma dica, esse artigo vai mudar a vida do seu site.
Como você deve saber, a sigla SEO significa Otimização para Motores de Busca. Ou seja, são técnicas que visam melhorar a sua performance quando o usuário faz uma busca no Google. Existem muitas variáveis que o Google considera na hora de classificar os sites, para ser mais exato, podemos dividir em 3 grupos: On-page, elementos do seu site que você tem controle, como numero de vezes que suas palavras chave aparecem no site, nome nas imagens e URL’s bem construídas. Off-page, ou mais conhecido como Link Building, que são links externos que levam até o seu site, isso tem muita relevância na visão do Google. E por fim, a experiência do usuário no seu site.
Existem algumas ferramentas que ajudam bastante a conseguir uma otimização melhor do SEO no seu site
Webmaster Tools – É uma ferramenta que auxilia a inserir informações do Google Analytics, rastrear duplicações no site e monitorar sitemaps das paginas.
Google Analytics – Falando nele, no SEO, ele vai ajudar alem de acessar seu site em tempo real, você vai poder saber quais palavras chaves tem um maior impacto, assim, podendo mensurar os resultados da sua estratégia de SEO.
Google Trends – Essa ferramenta vai te mostrar as tendências das pesquisas no Google, vai ser uma grande ajuda na hora de perceber como o seu publico anda pesquisando no.
Existem técnicas que são uma cartilha para começar a ter relevância nas buscas do Google, vou falar das principais:
Técnicas On-Page
Como foi falado no começo do artigo, nessa parte, depende apenas de quem cuida do site, basta inserir as seguintes regras.
Títulos da pagina, ele fica no topo do navegador e nas buscas do Google, evite passar dos 70 caracteres e cuidado para não duplicar o mesmo titulo em outras paginas.
Meta description, nessa meta, você é obrigado a usar até 160 caracteres e fazer um bom texto para ter a chance de ser clicado no resultado, quando o usuário faz a busca nas ferramentas de pesquisa.
Heading tags, devem ser usadas para destacar títulos na sua pagina.
Title em imagens, ele também auxilia nas ferramentas de buscas quando são colocadas corretamente o titulo e o texto alternativo.
URL’s amigáveis, uma das regras mais simples, deixar a URL boa para leitura, colocando exatamente o que contem na pagina, evitando caracteres desnecessários.
Conteúdo, tente produzir o melhor e mais relevante conteúdo possível. Estruture bem os seus textos, o Google faz uma verificação constante disso.
Técnica Off-page
Links externos, como já foi falado antes, O numero de links externos que levam ao seu site e a qualidade deles é uma métrica importante para o Google. Quanto melhor o site, melhor para a sua classificação.
Concluindo, o resultado do SEO não é rápido, porém é orgânico e não gasta nada além de tempo. Independente da sua estratégia com seu site, é importantíssimo colocar em prática todas essas dicas. Evite burlar o Google usando técnicas falsas e se mantenha sempre informado para se estar atualizado. Acredito que você terá muito trabalho agora para colocar seu site todo em ordem, espero que tenha ajudado, mas caso ainda tenha alguma duvida, comente aqui nessa postagem! Teremos o prazer de te ajudar!